A cidade de Três Pontas (MG) recebe, entre os dias 27 e 29 de maio, a 28ª edição da Expocafé, uma das principais feiras do setor cafeeiro no Brasil. Com entrada gratuita, o evento promove encontros técnicos e comerciais que reúnem pesquisadores, consultores e produtores para discutir os desafios e as inovações da cafeicultura, com foco especial em mecanização, sustentabilidade e mudanças climáticas.
O destaque do primeiro dia da feira é o 14º Simpósio de Mecanização da Lavoura, que debate os avanços no uso de máquinas na cafeicultura de montanha. O consultor Guy Carvalho abre o ciclo com uma palestra sobre evolução tecnológica na produção em áreas de relevo, e Fábio Moreira da Silva (Ufla) encerra com uma análise dos desafios e oportunidades da mecanização nesse contexto.
Na quarta-feira (28), o Simpósio Cocatrel/Ufla traz palestrantes como José Donizeti Alves, referência em fisiologia vegetal, que aborda a resiliência do cafeeiro frente às mudanças climáticas, Carlos Eduardo Cerri (Esalq/USP), que trata do balanço de carbono na cafeicultura, e Kaio Dias, que apresenta estratégias para a construção do perfil do solo visando uma produção mais sustentável. O economista Gil Barabach (Puc-RS) encerra o dia com uma análise das tendências do mercado cafeeiro.
A quinta-feira (29) será dedicada ao protagonismo feminino no campo, com a realização da Expocafé Mulheres 2025 e do 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras, fortalecendo o espaço das mulheres em toda a cadeia produtiva do café.
A realização e a promoção comercial do evento são da Cocatrel e da Espresso&Co, com apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Prefeitura de Três Pontas.
Expocafé 2025
Onde: Aeroporto Três Pontas, Três Pontas (MG)
Quando: 27 a 29 de maio de 2025
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.expocafeoficial.com.br